terça-feira, 23 de março de 2010

RESPOSTA AO JORNAL DA MANHÃ ( 20/03/2010) ACERCA DA DENGUE

A diretoria de Divulgação e Comunicação (Assessoria de Imprensa) da Prefeitura de Marília refuta a falta de oportunidade para mais questionamentos da repórter Ana Carolina Godoy, citado em matéria do Jornal da Manhã divulgada no último sábado (20), Família: Saúde Municipal Foi Negligente, no trecho em que se lê: “A equipe de reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Secretaria Municipal da Saúde para conhecer os motivos do não encaminhamento para o Hospital das Clínicas no dia 12 pelo PA Norte e no dia 16 pela UBS Alto Cafezal. No entanto, a pasta preferiu responder às perguntas por e-mail através da assessoria de imprensa, o que impossibilitou maiores questionamentos.”

A demanda da repórter foi enviada às 16h15 de quinta-feira (18), via e-mail, para a Assessoria de Imprensa, que prontamente enviou os questionamentos à SMS (Secretaria Municipal da Saúde). Tendo por base que foram feitos dois atendimentos diferentes – na UBS (Unidade Básica de Saúde) e no PA (Pronto Atendimento) da Zona Norte – duas chefias (Atenção Básica e Urgência) foram mobilizadas, junto com a Vigilância Epidemiológica, para responder aos questionamentos.

Após levantamento de todo o procedimento realizado com a paciente, que é suspeita de ter morrido em decorrência da dengue – e isso só a necropsia pode confirmar – a resposta, escrita de maneira didática para não gerar dúvidas foi encaminhada à repórter, no mesmo dia, em mensagem enviada às 19h20.

Na sexta-feira (19), se houvessem quaisquer outros questionamentos, a repórter poderia tê-los feitos, o que não ocorreu. Lamentamos, no dia seguinte (20), verificar o que foi colocado em reportagem.

Ainda na sexta-feira (20), a repórter, no período da tarde, pediu informações sobre a vacinação contra a Influenza A (H1N1), que a partir desta segunda-feira (22) iniciaria nova etapa, e foi prontamente atendida, mesmo sendo passadas informações por telefone.

A Diretoria de Divulgação e Comunicação entende que apesar de burocrático, o sistema implantado há cerca de dois meses ainda gera desconforto em jornalistas, por falta de contato direto com as fontes. Porém, a medida foi tomada para otimizar o atendimento interno da Administração, apesar da aparente demora em atender as demandas. Alguns secretários municipais mais solicitados estavam encontrando dificuldades em despachar os assuntos inerentes ao serviço público devido ao assédio dos jornalistas e ter que responder sempre as mesmas perguntas. Com a centralização, muitas perguntas dos jornalistas puderam ser respondidas diretamente pela Assessoria de Imprensa, que por conta de uma primeira demanda já consegue as respostas e tem como responder a maioria das perguntas para outros veículos sobre o mesmo assunto, quando solicitadas as informações e, assim, otimizando o tempo de trabalho dos que respondem pela Prefeitura e o dos jornalistas das mídias não só locais como regionais.

De maneira alguma a Prefeitura quer impedir ou atrapalhar o acesso à informação dos jornalistas. Entendemos que a mídia democratiza a informação e realiza importante papel na sociedade. Apenas a Administração Municipal está utilizando-se de alguns processos para distribuir as suas informações.

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