terça-feira, 2 de março de 2010

Demanda da MATRA

Apesar de serem enviadas em duas oportunidades informações acerca do serviço especializado a ser contratado pela SMF (Secretaria Municipal da Fazenda), em que fará trabalho complementar ao já desempenhado pela Divisão de Contabilidade da Prefeitura, e diante de tantas informações que não espelham totalmente a verdade sobre a contratação de empresa de Consultoria e Assessoria contábil, o secretário municipal da Fazenda, Nelson Virgílio Granciéri, por meio da Diretoria de Divulgação e Comunicação, decidiu convidar integrantes da Matra (Marília Transparente) a conhecer o trabalho desenvolvido pela SMF, a fim de esclarecer todas as possíveis dúvidas dos membros da entidade.


O que parece que ainda não ficou claro para a MATRA, é que a empresa realizará serviço complementar, e não terceirização do serviço da Divisão de Contabilidade, conforme vem divulgando aquela Ong.

A Matra questiona a contratação do serviço especializado para assessoria e consultoria contábil para o encerramento do exercício de 2009, abertura do exercício de 2010, acompanhamento da execução orçamentária e do fechamento contábil mensal durante o exercício de 2010, incluindo a Administração Direta e Indireta.

Isso se faz necessário por conta do Sistema Audesp (Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos), do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). É facultado – logo nem sugestão ou determinação – a Administração Municipal contratar serviço de assessoria contábil para esta finalidade. Além disso, este tipo de serviço já era realizado de forma esporádica há alguns anos.

Vale lembrar que várias cidades contratam empresas para este serviço, assim como outros municípios já tem em seus quadros servidores que fizeram o curso e realizam o trabalho sem a necessidade de uma consultoria.


Servidores da Prefeitura tiveram somente esta semana a oportunidade de participar de um curso específico sobre o Sistema Audesp. Em outras reuniões ou encontros do TCE não era tratado de forma direta o serviço.

O Secretário Municipal da Fazenda enviou através desta diretoria o seguinte convite a ONG Matra (Marília transparente) que tem feito sucessivos questionamentos sobre o assunto:



“Marília, 1º de março de 2010


Klaus, boa tarde.


A SMF (Secretaria Municipal da Fazenda) da Prefeitura de Marília, por meio da Diretoria de Divulgação e Comunicação, convida a assessoria, diretoria e membros da Matra (Marília Transparente) a conhecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria, assim como as suas Divisões, como a de Contabilidade.

O secretário municipal da Fazenda, Nelson Virgílio Granciéri, se coloca a disposição para esclarecer todas as dúvidas sobre os serviços prestados pela sua pasta, a fim de evitar informações equivocadas.

Pedimos a gentileza de que seja feito agendamento prévio, para melhor atender os membros da entidade. O agendamento pode ser feito para qualquer dia da semana, em qualquer horário, desde que dentro do expediente da Prefeitura. Solicitamos que este agendamento seja feito até a próxima quinta-feira (4).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário