terça-feira, 18 de maio de 2010

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Saúde mental para todos!
Por uma sociedade sem manicômios.

E a Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o HEM, vão realizar algumas atividades desenvolvidas com seus pacientes.

Ao longo da vida, somos muitos os que enfrentamos sofrimentos psíquicos. Alguns de nós, porém desenvolvm transtornos mais severos em decorrência de sofrimentos psíquicos intenso/; são os chamados doentes mentais.

Numa sociedade que tende a excluir os diferentes, foi necessário criar um dia para lembrar especialmente os que padecem de sofrimento psíquico e par lutar pela inclusão social das pessoas consideradas portadoras de transtorno mental severo.

Não se trata de um ato humanitário e solidário, pois todos seremos beneficiados com uma sociedade que inclua os diferentes.

A internação psiquiátrica prolongada só tende a cronificar uma crise passageira, a estigmatizar e a excluir do convívio social pessoas que, como nós, têm um potencial para criar, produzir e se realizar na vida e que, como nós, buscam a felicidade.

O sofrimento psíquico deve ser assistido em serviços de saúde que não excluam as pessoas do convívio social, como as Unidades Básicas da Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Centros de Convivência. Apenas excepcionalmente e por pouco tempo, em casos de crise severa, as pessoas devem ser internadas em CAPS 24 horas, ou, quando não houver esses serviços na região, em hospitais gerais, onde são atendidos os que sofrem de qualquer tipo de enfermidade.

Por essas razões, lutamos:
.Pelo fechamento dos manicômios;
.Pela ampliação e fortalecimento dos serviços públicos locais que atendem as pessoas com sofrimeto psíquico e sua famílias;
.Pela inclusão social dos que padecem de transtornos mentais severos.

Enfim, por condições de vida que favoreçam a saúde mental de todos.
PROGRAMAÇÃO:

Dia 18/05/10 das 08:00 às 12:00 horas na UPES localizada no Terminal Rodoviário Urbano, os 140 pacientes pacientes do CAPS ,vão distribuir panfletos educativos com infomes e abordar a população, exposição de trabalhos manuais confeccionados pelos próprios pacientes. As 10 horas os pacientes do CAPS AD vão realizar uma caminhada sanido da R. Marechal Deodoro,167 (CAPS AD) para a UPES, as 11 horas haverá apresentação do Balé dos pacientes do  HEM (Cangaceiro), as 11:30 horas apresentação do Coral do Lar Abrigado do HEM.

Maiores informações:

Secretaria Municipal da Saúde 3402-6500
Simone Moreira Coordenadora da Saúde Mental: 9702-0494
Vera Pretti NIEC: 9727-5896
CAPS AD 3422-6322 Psicóloga Maria Angélica
HEM 2105-1455 Psicóloga Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário