quinta-feira, 13 de maio de 2010

MAPA CULTURAL PAULISTA - Marília disputa final estadual de contos


  Ramon Barbosa Franco 

   O município de Marília é finalista estadual na categoria contos do Mapa Cultural Paulista com o trabalho do escritor e jornalista, Ramon Barbosa Franco. Autor do conto ‘A quiromante’, Franco venceu as etapas municipal e regional da competição e agora aguarda o resultado da final estadual, que acontece no dia 19 de junho em São Paulo, no Sesc (Serviço Social do Comércio) Santana. “O município de Marília ficou muito grato com este desempenho, uma vez que se trata do reconhecimento de um esforço literário de nossa cidade, de alguém que escreve em Marília”, disse o prefeito Mário Bulgareli, na semana passada durante a posse do novo Conselho Municipal da Cultura e do Conselho Municipal de Turismo.

   Bulgareli lembrou que este não é o primeiro concurso literário que Marília alcança êxito através do trabalho do escritor e jornalista Ramon, que além de repórter do Jornal da Manhã desenvolve assessoria e arte-educação. “Em 2007, por exemplo, Ramon conquistou o terceiro lugar no V Concurso Municipal de Contos ‘Prêmio Prefeitura de Niterói’, no Rio de Janeiro. Ainda nesse mesmo ano, ele obteve menção honrosa no Concurso de Contos ‘Tragédias Cariocas’, organizado pela Nova Fronteira, com sede no Rio de Janeiro e considerada uma das principais editoras do Brasil”, disse o prefeito.
Através da Secretaria Municipal da Cultura, conforme informou Bulgareli, a Prefeitura de Marília irá contribuir com a ida do escritor para São Paulo. “Queremos colaborar com o escritor, pois seria uma forma justa de incentivar e estimular a literatura em nossa cidade. Os textos de Ramon sempre retratam o cotidiano de Marília, seja de forma direta ou indireta”, considerou. O prefeito lembrou que em 2007, quando do prêmio em Niterói, a Secretaria da Cultura colaborou com as despesas de viagem do contista. “Naquela oportunidade, garantimos para ele as passagens de ida e volta”, disse.

   Formado em Jornalismo pela Universidade de Marília (Unimar), Ramon Barbosa Franco é co-autor da biografia ‘Laurinda Frade, receitas da vida’, lançada no ano passado pela Poiesis Editora. “Participar da final estadual do Mapa Cultural Paulista significa muito para mim e receber este incentivo do governo municipal é essencial para o trabalho de qualquer autor. Para escritores que optam pelo interior do Brasil, como é o meu caso, as oportunidades de trabalhos relacionadas diretamente com a produção literária são escassas e eventuais. Desta forma, o amparo do Poder Público através de apoio cultural é a alternativa encontrada para alimentar o nosso trabalho”, considerou.

   O conto ‘A quiromante’, segundo revelou o escritor, é dedicado à cantora Ivete Conrado, que em 2005, quando trabalhava na Secretaria Municipal de Cultura de Marília lhe comunicou sua classificação para a fase regional do Mapa Cultural. “O texto em si não traz nenhum traço da biografia de Ivete, quis dedicar o conto para ela justamente como uma homenagem póstuma por tudo que ela fez pela cultura de Marília. Lembro que em 2005, numa manhã, ela ligou para o meu celular dizendo que o meu conto, ‘O paulistano’, iria representar Marília na fase regional do Mapa. Naquele ano, o texto não passou para a etapa estadual. Em 2007 tentei novamente, mas também não tive êxito. Por fim, decidi tentar uma última vez, em 2009 e aí consegui vencer as fases municipal e regional. De qualquer forma, já é uma grande vitória pois, independente do resultado estadual em São Paulo no dia 19 de junho, ‘A quiromante’ já entrou na coletânea do Mapa que será distribuída para todas as bibliotecas e cidades do Estado”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário